Geral

Com a ajuda da aplicação digitalSTROM poderá definir, de modo fácil e rápido, o comportamento do seu detetor de movimento. Para isso, configure primeiro o módulo de automatização como detetor de movimento e associe-o à área pretendida. Em seguida, defina o comportamento pretendido para cada área. No processo pode selecionar modos para detetor de movimentos pré-definidos, para por ex. controlar de modo óptimo a iluminação do exterior ou docorredor. Pode ainda ser ativado o detetor de movimento para executar uma função de alarme em caso de ausência, o que dá uma proteção adicional à sua casa.

Uma vez detetado um movimento é ligada a iluminação ambiente 1 e, no caso de ausência de movimento, volta a ser desligada passado um determinado tempo. Ao desligar, a luz vai diminuindo lentamente durante 1 minuto, para não que não fique de repente no escuro.

Se forem instalados vários detetores de movimento numa área, estes são combinados automaticamente e a luz acende quando é detetado o primeiro movimento e só volta a ser desligada quando mais nenhum movimento for registado por um detetor de movimento.

Requisitos

Antes de poder configurar o detetor de movimento, o módulo de automatização, de acordo com o manual de montagem (SW-AKM220), é ligado à saída de comutação de 230V de um detetor de movimento convencional. Recomenda-se que seja definido um atraso mínimo da ligação (por ex. 15 segundos) o detetor de movimentos para que o atraso efetivamente pretendido seja ajustado na aplicação e reajustado sem problemas sempre que necessário.

Ajustar Propriedades do aparelho

Este auxiliar serve de suporte à instalação e contém propriedades selecionadas do configurador. Na vista do aparelho são listados todos os aparelhos que podem ser configurados como detetor de movimentos (modo Aplicação) ou que já estão configurados como tal. Podem ainda ser executados os aparelhos configurados como sensor de crepúsculo, os quais podem ser usados para comandar as luzes.

Selecione agora o aparelho pretendido e clique em "Editar propriedades do aparelho". Pode marcar as seguintes definições como propriedades do aparelho:

Dica: se tiver vários aparelhos desconhecidos listados e não conhecer o dSID correto, poderá utilizar a função "Identificar aparelho", na secção Hardware do configurador do digitalSTROM, para identificar o respetivo detetor de movimentos acionado e para lhe dar o nome correspondente.

Ajustar Modo Detetor de movimento

No separador "Modo Detetor de movimento" encontra-se uma lista de seleção com todas as áreas que dispõe de um detetor de movimento e que podem ser controladas desse modo. Na Vista geral encontra-se visível o modo ajustado para cada área com as definições de Crepúsculo, modo Alarme e Desligar automático.

Em "Editar definições" é possível definir com facilidade o comportamento do detetor de movimento. Para isso, estão disponíveis as seguintes opções:

Depois de marcadas as definições pretendidas, estas serão guardadas e ativadas com "Guardar".

Nota: